terça-feira, 14 de agosto de 2012

Desenvolvimento de Jogos em Java

Neste post estou disponibilizando o link para as páginas do protótipo Fêmur On-Line.

Dois amigos meus e eu, há algum tempo atrás, fizemos um protótipo de jogo 2D em Java. Nossa ideia inicialmente foi criar um jogo isométrico, com gráficos 2D que simulam 3D. Olhando as páginas do projeto você verá que fizemos isso por opção e, aliás, fizemos algumas pesquisas sobre qual seria o modelo isométrico mais interessante do ponto de vista do jogador.

Resultado: o protótipo ficou pronto em cerca de três meses (só trabalhando à noite e aos finais de semana, pois nós três mantivemos, é claro, nossos respectivos empregos... rsrsrsrs) e, na minha opinião, ficou excelente. Mesmo tendo sido criado em Java, que teoricamente é mais lento do que outras linguagens (C++, por exemplo), ele teve uma boa performance nos micros testados e bom tempo de resposta aos comandos do jogador.

Veja abaixo uma screenshot do jogo.


Os sprites (figuras) do personagem foi retirado de um jogo do Playstation 1 e aquele monstro preto do Final Fantasy VI. Os demais tiles foram criados na mão mesmo (deu muito trabalho... rsrsrsrs).

Sinceramente, esse foi um dos trabalhos mais complexos que já participei. Você poderá visualizar toda nossa modelagem no site do projeto. Veja um dos diagramas de classes abaixo.


Pena que devido a outros objetivos pessoais acabamos deixando de lado a continuidade desse projeto. Espero um dia poder retomá-lo e realizar meu sonho pessoal de criar um jogo de RPG on-line.

Link para a página do projeto:
Página do projeto Fêmur On-Line


Se você gosta de jogos, acesse meu outro site: www.potions.com.br
Obrigado pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário